Links


Regionais


Bahia
Rio de Janeiro
Triângulo Mineiro

Rio de Janeiro

Encontro Regional Rio de Janeiro da Sociedade Brasileira de Parasitologia

Realizado no dia 21 de junho no auditório Vera Janacopulos, localizado a Avenida Pasteur 296, Reitoria, UNIRIO, o evento contou com 103 participantes, sendo 77 ouvintes, 12 palestrantres convidados e 14 monitores da UNIRIO. Para ver as fotos, clique aqui.

A Mesa de Abertura foi composta pelo Dr. Naftale Katz, Presidente da Sociedade Brasileira de Parasitologia; o Dr. Alejandro Ostermayer Luquetti, Editor da Revista de Patologia Tropical e Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Parasitologia; Dr. Luiz Fernando Ferreira, Ex- Presidente da Sociedade Brasileira de Parasitologia; Dr. José Roberto Machado e Silva, Representante da Regional Rio de Janeiro da Sociedade Brasileira de Parasitologia e Coordenador Geral do Evento; a Dra. Maria do Carmo Ferreira, Coordenadora Geral do Evento e Professora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro- UNIRIO.

A primeira Mesa Redonda: A Parasitologia nos diferentes níveis de ensino foi composta pela Dra. Clélia Christina Correa Mello Silva do Instituto Oswaldo Cruz/FIOCRUZ, focalizando a importância dos conteúdos em parasitologia para o Ensino Fundamental; Dra. Maria Regina Reis Amendoeira do Instituto Oswaldo Cruz/FIOCRUZ, apresentou a importância da parasitologia para o Ensino Médio e Técnico; Dr. Júlio Vianna Barbosa do Instituto Oswaldo Cruz/FIOCRUZ, abordou a questão do Ensino Superior e formação de professores na graduação e a Dra. Maria de Lurdes de Azevedo Rodrigues da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, que traçou um histórico sobre o Ensino de Pós-graduação em Parasitologia nas diversas instituições do estado do Rio de Janeiro. Nesta mesa redonda a Profa. Dra. Valéria Magalhães Aguiar Coelho, da UNIRIO, atuou como Mediadora.

A segunda atividade foi o Painel: Metodologias Inovadoras no Ensino de Parasitologia com a mediação da Profa. Dra. Claudia Maria Antunes Uchôa Souto Maior, da UFF. Neste momento foram apresentados os seguintes trabalhos:

  1. Elaboração de esquemas de protozoários para práticas de
    parasitologia. Autores: Fernanda Loureiro de Moura; Danuza Pinheiro
    Bastos Garcia de Mattos; Claudia M A Uchôa Souto Maior. UFF, CMB, MIP,
    PARASITOLOGIA
  2. Criação de página eletrônica como ferramenta complementar ao
    ensino da parasitologia. Fernanda L Moura; Camila S Marques e Danuza
    PBG Mattos. UFF, CMB, MIP, PARASITOLOGIA
  3. Feira de Prevenção das Parasitoses. Autores: Maria do Carmo
    Ferreira, Valéria Magalhães Aguiar, Claudia Soares Santos Lessa. UNIRIO
  4. Vídeo-aula na apresentação de técnicas de diagnóstico
    coproparasitológico . Autores: Fernanda S Rocha; Otílio M P Bastos,
    Claudia M. A Uchôa. UFF, CMB, MIP, PARASITOLOGIA
  5. Cooperação em Helmintologia entre pós-graduações do Instituto
    Oswaldo Cruz, RJ, Universidade Federal do Pará e Universidade Federal
    de Viçosa, MG. Autores: Cláudia P Santos; Claudiao L M Siqueira e
    Jeannie N Santos. Fiocruz/RJ, Universidade Federal do Pará e
    Universidade Federal de Viçosa/MG.
  6. Dramatização de conteúdos de parasitologia. Claudia M. A Uchôa,
    Otílio M P Bastos. UFF, CMB, MIP, PARASITOLOGIA.

A terceira atividade foi a Mesa Redonda: Divulgação em parasitologia composta pela Dra. Virginia Torres Schall do Centro de Pesquisa René Rachou/FIOCRUZ, que versou sobre a elaboração de Panfleto Informativo em Parasitologia; Dr. Alejandro Luquetti Ostermayer da Universidade Federal de Góias sobre as Publicações Científicas na Revista de Patologia Tropical e a Dra. Amália Verônica Mendes da Silva da Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC), que abordou a questão: Livros didáticos em Parasitologia. Esta mesa contou com a mediação da Dra. Maria do Carmo Ferreira, da UNIRIO.

A Coordenação Geral do Evento e a Comissão Organizadora, após avaliação qualitativa acreditam ter atingido plenamente os objetivos do Evento.